Páginas

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Nova fábrica de motores da Toyota Porto Feliz SP

A Toyota anunciou nesta quarta-feira a construção de uma fábrica de motores na cidade de Porto Feliz, no interior de São Paulo, com investimento de cerca de 1 bilhão de reais, às vésperas da inauguração de uma nova unidade para produção de veículos em Sorocaba (SP).A montadora japonesa prevê concluir a obra no segundo semestres de 2015 e estima empregar entre 600 e 700 pessoas. A nova fábrica produzirá motores para os modelos Corolla e Etios – este último a ser fabricado na nova unidade em Sorocaba, que recebeu 600 milhões de dólares e será inaugurada nesta quinta-feira. "Com a nacionalização desse motor, o índice de nacionalização tanto do Etios quanto do Corolla saltará de 65% para 85%", diz o presidente-executivo da Toyota, Akio Toyod.

Etios,Nova fábrica de motores da Toyota Porto Feliz SP

Compacto –  O Etios marcará a estreia da Toyota na concorrida divisão de veículos compactos brasileiros. O segmento já tem entre os principais nomes Fiat, Volkswagen e General Motors, que estão renovando suas linhas de modelos em um momento em que novas montadoras como a chinesa Chery e a japonesa Suzuki constroem fábricas no Brasil.

Até a construção da fábrica de Sorocaba, a Toyota produzia no Brasil apenas um modelo, o sedã Corolla, montado em sua unidade de Indaiatuba, também no interior de São Paulo, desde 1998. O modelo acumula vendas de 31,8 mil unidades entre janeiro e julho deste ano, ante 28,5 mil no mesmo período de 2011.

Segundo dados da Associação Brasileira de Concessionárias de Veículos (Fenabrave), a Toyota ocupa a oitava posição no ranking de vendas de automóveis e comerciais leves de 2012 acumulado até julho, com participação de 2,78% dos licenciamentos no país. A empresa está atrás da também japonesa Nissan (3,5%), que anunciou no ano passado a construção de fábrica no Rio de Janeiro em investimentos de 1,5 bilhão de dólares para dobrar sua participação no país até 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...